Senna: 8 fatos da vida do piloto que foram bem retratados na série da Netflix
A série “Senna” estreou na Netflix em novembro. A produção conta a história de vida e carreira de Ayrton Senna, passando por momentos marcantes, como o início de carreira na Inglaterra correndo na Fórmula Ford, as conquistas de outros campeonatos e ascensão na Fórmula 1, até o trágico acidente que tirou sua vida em Ímola, na Itália.
Apesar de ser uma obra de ficção, pois mostra diálogos e situações imaginadas pelos criadores e roteiristas, a série também traz vários fatos reais da vida de Ayrton Senna. Quer saber quais foram bem retratados? Continue a leitura!
Leia mais:
- Os melhores documentários de terror para assistir na Netflix
- 12 séries de crimes reais para ver nos streamings
- Qual é a ordem para assistir a todos os filmes do Coringa?
Veja a lista com os principais fatos
Senna protagonizou momentos marcantes em sua carreira e, apesar de sua morte precoce, se tornou uma verdadeira lenda do esporte, estando sempre entre os melhores pilotos da história da Fórmula 1 e servindo de inspiração para novas gerações de pilotos.
A seguir, confira 8 fatos da vida de Senna que foram bem retratados na série da Netflix.
1 – Derrota no Mundial de Kart
Senna tinha como uma de suas grandes decepções a não conquista de um título mundial de Kart. Em 1979, ele perdeu a disputa em uma decisão muito polêmica da organização do evento.
O fato é retratado logo no primeiro episódio da série. Senna venceu a corrida final e empatou em pontos com o holandês Peter Koene. No entanto, a organização, FIA, estabeleceu que o critério de desempate eram as colocações nas semifinais, nas quais o estrangeiro ficou na frente.
Senna tinha em mente que o critério era a colocação na bateria final, a qual ele foi o vencedor.
2 – Aposentadoria precoce
Um dos primeiros fatos retratados na série mostram como a família de Senna o apoiava pouco em relação à vontade dele se tornar um piloto de sucesso na Fórmula 1. Tanto é que para convencer o pai a ajudá-lo e deixá-lo ir para a Inglaterra se tornar um piloto e disputar a Fórmula Ford, ele precisou prometer que voltaria em um ano para trabalhar na fábrica.
Em seu primeiro ano como piloto, o brasileiro fez muito sucesso, tornando-se campeão, o que despertou o interesse de grandes equipes. Porém, como havia prometido para os pais e esposa, no final da temporada ele anunciou a aposentadoria das pistas.
3 – Corrida vencida com fita adesiva
Quando competia na Fórmula 3, Senna se deparou com um grande adversário, o inglês Martin Brundle. Apesar de ter liderado boa parte do campeonato, ele viu o seu oponente conquistar algumas vitórias seguidas e encostar nele, deixando a disputa final do título para a última corrida.
Para vencer o duelo, Senna teve uma ideia inusitada: colocar fitas adesivas na entrada de ar do radiador do carro. Dessa forma, o óleo iria aquecer mais rápido e atingir o melhor ponto na primeira volta, o que daria maior vantagem à ele.
No entanto, a tática tinha um problema, poderia superaquecer o veículo. E foi isso que aconteceu na sexta volta. Então, Senna afrouxou o cinto de segurança e retirou as fitas adesivas com as mãos. A manobra foi muito bem sucedida e Senna sagrou-se campeão da Fórmula 3.
4 – Desempenho inacreditável em Mônaco na Fórmula 1
Assim como retratado na série, o piloto chegou à Fórmula 1 sendo o piloto da Toleman, uma equipe pequena, sem resultados expressivos no automobilismo e que não tinha um carro de ponta. Porém, Ayrton não se intimidou e impressionou o mundo em uma corrida em Mônaco, quando mesmo com muita chuva e largando em 13º, terminou a prova em 2º lugar.
Na corrida ocorreram muitos acidentes por conta da forte chuva. Porém, esse não foi um problema para o brasileiro, que passou praticamente todos os adversários à sua frente, ficando atrás apenas de Alain Prost, que pilotava uma McLaren.
Porém, muitos jornalistas afirmam que o brasileiro foi o verdadeiro vencedor da corrida, já que ela foi parada na 32ª volta. O GP deveria ter 76 voltas e Senna estava encurtando a distância para o líder a cada volta.
Outro ponto é que ele foi o primeiro a ultrapassar a linha de chegada, pois Prost parou o carro assim que viu o aceno do diretor da prova parando a corrida. No entanto, as regras definiam que quem estava na frente na volta anterior é que seria o vencedor.
5 – Batida em Mônaco
Um dos apelidos que Ayrton Senna recebeu ao longo de sua carreira foi o de “rei de Mônaco” por conta de sua dominância nas pistas do local. Afinal, ele venceu seis corridas em Mônaco.
Porém, em 1988, o piloto bateu de forma inacreditável. Senna estava muito bem na corrida, chegando a ficar 55 segundos na frente de Prost, em um circuito em que a volta dura cerca de 1 minutos e 30 segundos. Até que na volta 67, ele, sozinho, bateu na entrada do túnel de Mônaco após cometer um erro.
Nesse dia, o brasileiro saiu do carro, foi direto para o apartamento e ficou incomunicável até a noite. Esse fato ficou marcado na história do piloto e mostrou o quanto ele tinha como obsessão o objetivo de estar sempre mais rápido do que os seus rivais, mesmo com a vitória bem encaminhada.
6 – Perda do título por uma desclassificação
Em 1989, na penúltima corrida da temporada, Senna precisava vencer o Grande Prêmio do Japão, no circuito de Suzuka, para seguir na disputa pelo título. Prost era quem liderava a corrida, sendo seguido pelo brasileiro.
Então, na 47ª volta, Senna tentou ultrapassar Prost na apertada entrada da última chicana, mas os dois pilotos bateram. O francês deixou o carro pensando que já era o campeão, mas Senna pediu para os auxiliares de pista ajudá-lo a empurrar o veículo e voltar à corrida.
Assim, ele voltou para a corrida, foi para os boxes, onde trocou o bico do carro e, nas duas voltas finais, passou o líder Alessandro Nanini e ganhou a prova. Entretanto, foi desclassificado por ter “cortado a chicana” depois do acidente. Isso porque ele não voltou para a pista do ponto de onde ocorreu a colisão, mas sim depois da curva.
Senna ficou muito aborrecido e disse que o presidente da federação de automobilismo, o francês Jean-Marie Balestre, estava tentando beneficiar o seu conterrâneo, Alain Prost. O brasileiro foi multado em US$ 100 mil e recebeu uma punição que o obrigava a ficar seis meses sem correr (mas essa decisão foi suspensa).
7 – Batida em Prost que deu o título à Senna
Outro fato muito marcante da carreira de Senna e que foi mostrado na série foi a batida dele em Prost em 1990, um ano depois da desclassificação e também no Japão.
Dessa vez, Senna estava em vantagem no campeonato e se Prost não pontuasse, o brasileiro levaria o título. Alguns dias antes da corrida, Senna pediu à direção da prova que a posição de largada do pole position fosse mudada, pois o pole no circuito de Tóquio largava do lado sujo onde o asfalto tem menos aderência e, segundo o brasileiro, isso prejudicava quem largava em primeiro.
Inicialmente, a sugestão foi aceita pela direção, mas depois, como retratado na série, houve uma nova reunião com Balestre, onde Nelson Piquet saiu em defesa de Senna e acusou a direção do automobilismo de ter errado feio contra Senna no ano anterior.
Na primeira curva, de propósito, como o próprio Senna veio a assumir anos depois, ele colidiu com Prost e conquistou o título mundial. Para o brasileiro, a colisão foi uma forma de reparação do que havia acontecido em 1989.
8 – Vitória com apenas uma marcha em Interlagos
Apesar de já estar consagrado em 1991 com dois títulos mundiais e a idolatria do público brasileiro, Senna ainda não havia conquistado uma vitória no próprio país. Mas, naquele ano, ele largou na pole e ficou muito à frente de Nigel Mansell, da Williams. Porém, no decorrer da corrida o adversário foi tirando a diferença e parecia que iria ultrapassar, até que seu carro quebrou na volta 61, faltando 10 voltas para o final.
Então, quem começou a incomodar o brasileiro foi Ricardo Patrese, companheiro de Mansell. Para piorar, as marchas do carro de Senna pararam de funcionar, fazendo o brasileiro chegar ao final da prova somente com a sexta marcha funcionando. Mesmo assim, venceu a corrida com três segundos de vantagem sobre Patrese.
O post Senna: 8 fatos da vida do piloto que foram bem retratados na série da Netflix apareceu primeiro em Olhar Digital.