Novas embarcações e estações para o aquaviário em 2025

Expansão do sistema amplia integração entre os municípios da Grande Vitória, fortalece mobilidade urbana e consolida o transporte aquaviário como alternativa sustentável e acessível.
O transporte aquaviário da Grande Vitória está prestes a passar por sua maior expansão desde a retomada do serviço. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta terça-feira (6) que o sistema terá sua capacidade dobrada até o fim de 2025, com a entrada em operação de oito embarcações e a construção de duas novas estações de embarque. A iniciativa, além de modernizar o sistema, reforça o compromisso do governo com a mobilidade urbana sustentável e a inclusão social.
O novo edital para contratação da empresa operadora será publicado nesta quarta-feira (7), e a previsão é que as primeiras cinco embarcações comecem a operar em até 90 dias após a assinatura do contrato. Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o contrato terá validade de dois anos e prevê seis lanchas em operação contínua e duas reservas — dobrando a atual capacidade, que hoje conta com apenas três embarcações operando e duas reservas acionadas em fins de semana.
Mais estações, mais integração
Atualmente, o sistema opera com estações na Praça do Papa (Vitória), Prainha (Vila Velha) e Porto de Santana (Cariacica). Até julho, o governo publicará editais para a construção de duas novas estações: uma no antigo terminal Dom Bosco, também em Vitória, e outra na Praça Pio XII, ao lado do Porto de Vitória. A expectativa é que, até 2026, o Espírito Santo conte com pelo menos cinco estações plenamente operacionais.
Uma das obras mais aguardadas — a estação da Rodoviária de Vitória — já está em execução e deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2026. A partir disso, será dado início ao estudo técnico para viabilizar a construção de uma linha exclusiva entre a Ilha das Caieiras e a Rodoviária, passando pela estação de São Pedro, região onde se concentra entre 12% e 15% da população de Vitória.
“O Aquaviário ajuda, conseguimos dar mais flexibilidade no transporte público e integrar outras regiões, ir para Serra, Cariacica e Vila Velha mais rápido. O Aquaviário faz esse papel complementar”, explica Damasceno.

Acessibilidade como prioridade
Um dos avanços mais significativos nesta nova fase do sistema aquaviário é a acessibilidade. O governador Casagrande garantiu que todas as embarcações e estações contarão com infraestrutura adequada para pessoas com deficiência, incluindo banheiros adaptados e áreas específicas para cadeirantes.
“Nós resolvemos tudo, demos solução pra acessibilidade e agora todas as nossas estações e embarcações têm acessibilidade pra que a gente possa ser, de fato, inclusivo”, afirmou o governador.
Um modal estratégico para o futuro da mobilidade
A expansão do Aquaviário vai muito além do aumento da capacidade: trata-se de um investimento estratégico em mobilidade urbana inteligente. Em uma região metropolitana marcada por gargalos no trânsito terrestre e crescimento populacional acelerado, o uso racional da Baía de Vitória como via de transporte é uma resposta prática e eficiente.
Além de reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios da Grande Vitória, o modal aquaviário contribui para a diminuição das emissões de carbono, alivia a pressão sobre o transporte coletivo rodoviário e estimula o turismo local — especialmente em áreas como a Prainha e a Ilha das Caieiras, que têm forte potencial histórico e cultural.
Com a ampliação da frota e a construção de novas estações, o Espírito Santo dá mais um passo para consolidar um sistema de transporte público multimodal, acessível e moderno, projetando-se como um estado que alia planejamento urbano e sustentabilidade com qualidade de vida para seus cidadãos.