x
Cidades Meio ambiente

Governo do ES autoriza obras no Canal da Costa com galeria e parque linear

Governo do ES autoriza obras no Canal da Costa com galeria e parque linear
  • Publishedjaneiro 8, 2025

O Governo do Estado do Espírito Santo autorizou o início das obras de construção de uma galeria dupla e um parque linear ao longo do Canal da Costa, em Vila Velha. Com um investimento de R$ 21,99 milhões, repassados pelo Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, o projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana e promover qualidade de vida para a população local. 

O anúncio foi feito em solenidade realizada na noite desta terça-feira (07), com a presença do governador Renato Casagrande, do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e demais autoridades.

As construções da galeria dupla e do parque linear serão executadas pela Prefeitura de Vila Velha, ao longo de 2,15 quilômetros do Canal da Costa, no trecho localizado na Praia da Costa.

Redução de alagamentos

A galeria no Canal da Costa será composta por duas células, cada uma delas medindo 4,10 metros de comprimento por 3,00 metros de largura, em estrutura de concreto e aço, com uma extensão total de 2,15 quilômetros, proporcionando melhoria no escoamento das águas da chuva até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Foz da Costa, contribuindo para a diminuição dos alagamentos na cidade. 

Parque Linear

Sobre a galeria será construído um parque linear com a mesma extensão. O parque será dotado de pista de skate, quadra poliesportiva com fechamento em alambrado, campo de futebol society, quadra de tênis, dois parquinhos infantis, pracão (área para cães). E ainda: estacionamentos para 32 carros e 23 motos; vagas em bicicletários distribuídas ao longo do parque; espaço para barraquinhas de alimentação e artesanato; espaço para realização de eventos; e áreas de estar, com bancos e lixeiras.

Investimentos

O Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, de onde provêm os recursos que serão aplicados na obra, é inserido no eixo do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. O objetivo é realizar ações de prevenção e mitigação em áreas de risco de desastres; de prevenção a eventos hidrológicos extremos; e de conservação e revitalização de recursos hídricos, visando à preservação de vidas e à promoção do desenvolvimento sustentável do Estado.

O total de investimento do Governo do Estado em Vila Velha, com repasse de recursos do Fundo Cidades à Prefeitura Municipal, é de R$ 103.643.921,91.

Créditos
Esta matéria foi elaborada conforme informações divulgadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo. 

Written By
Redacao

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *