x
Tecnologia e inovação

Existem nomes que “travam” o ChatGPT; saiba quais

  • Publisheddezembro 3, 2024

Usuários do ChatGPT descobriram nos últimos dias que o chatbot apresenta um comportamento incomum ao travar quando solicitado a mencionar certos nomes específicos. As causas para esse mau funcionamento ainda seriam um mistério.

Os nomes que fazem o ChatGPT travar são David Mayer, Brian Hood, Jonathan Turley, Jonathan Zittrain, David Faber e Guido Scorza. Entre esses indivíduos estão jornalistas, advogados e figuras públicas que possivelmente solicitaram restrições em informações online.

A causa provável é uma lista interna corrompida de nomes que requerem tratamento especial, possivelmente relacionada a questões legais ou de privacidade. Este incidente destaca como os modelos de IA são sistemas complexos, ativamente monitorados e manipulados por suas empresas criadoras, e que nem sempre poderão responder o que desejamos.

chatgpt
O ChatGPT diz ser incapaz de fornecer respostas quanto alguns desses nomes são mencionados – Imagem: Tada Images/Shutterstock

Há explicação para alguns nomes, enquanto outros permanecem misteriosos. Brian Hood, por exemplo, é um prefeito australiano que acusou o ChatGPT de descrevê-lo falsamente como o autor de um crime de décadas atrás que, na verdade, ele havia denunciado.

Provavelmente, Hood solicitou que seu nome não pudesse mais ser usado pelo chatbot. A OpenAI ainda não falou oficialmente sobre esse caso ou algum dos outros. Os advogados de Hood entraram em contato com a startup, mas nenhuma ação judicial foi movida.

Leia mais:

De onde são alguns dos nomes proibidos

  • David Faber é um repórter de longa data da CNBC.
  • Jonathan Turley é um advogado e comentarista da Fox News que teria feito uma ligação falsa para o 911 enviou policiais armados para sua casa no final de 2023.
  • Jonathan Zittrain também é um especialista jurídico, que falou extensivamente sobre o “direito de ser esquecido”.
  • Guido Scorza está no conselho da Autoridade de Proteção de Dados da Itália.

O maior mistério é David Mayer, já que não há advogado, jornalista, prefeito ou outra pessoa notável com esse nome. Uma teoria aponta para um professor com esse nome, que morreu em 2023, aos 94 anos.

Durante anos antes disso, no entanto, Mayer enfrentou um problema legal e online de ter seu nome associado a um criminoso procurado que o usava como pseudônimo, a ponto de não poder viajar. Mayer lutou continuamente para que seu nome fosse desambiguado do criminoso, mesmo continuando a lecionar até seus últimos anos.

chatgpt
Travamento poderia ser explicado pelos nomes pertencerem a pessoas que teriam pedido para “desaparecer” da internet – Imagem: Primakov/Shutterstock

Enquanto não ganhamos uma explicação oficial, só podemos especular que essas pessoas conseguiram impedir que seus nomes apareçam em qualquer consulta em plataformas de internet, com o ChatGPT incluso nisso.

Esta situação com o ChatGPT pode nos servir de alerta que, ao buscar informações, ainda é melhor consultar fontes originais em vez de confiar cegamente em chatbots.

O post Existem nomes que “travam” o ChatGPT; saiba quais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Written By
Redacao