Detran oferece 7 mil vagas gratuitas para tirar a CNH no Programa CNH Social 2025

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com o Governo do Estado, confirmou a realização de mais uma edição do Programa CNH Social em 2025. A iniciativa, que proporciona a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda, já beneficiou milhares de capixabas e seguirá sendo uma importante ferramenta de inclusão social neste ano.
Como vai funcionar o programa?
A expectativa é que o formato das edições anteriores seja mantido, com a oferta de mais de 7 mil vagas, distribuídas em duas etapas:
- Primeira fase: 3.500 vagas;
- Segunda fase: 3.500 vagas.
As oportunidades contemplam:
- Primeira habilitação: categorias A (motocicletas) ou B (carros);
- Adição de categoria: para quem já possui CNH e deseja incluir a categoria A ou B;
- Mudança de categoria: para categorias D (veículos de transporte de passageiros) ou E (veículos de grande porte, como caminhões e carretas).
Quem pode participar?
O programa é voltado para pessoas de baixa renda inscritas em programas sociais. Embora as regras para 2025 ainda não tenham sido divulgadas oficialmente, com base nos anos anteriores, os principais critérios incluem:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
- Ter 18 anos ou mais e saber ler e escrever;
- Ser residente do Espírito Santo;
- Não estar judicialmente impedido de obter a CNH.
Além disso, historicamente, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência e 13% para egressos e liberados do sistema penitenciário e seus familiares.
Como se inscrever?
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site oficial do Detran, em datas que serão divulgadas no edital. Após o encerramento do período de inscrição, a lista final de selecionados será publicada no mesmo site.
Oportunidade de inclusão social
O Programa CNH Social tem sido uma ferramenta fundamental para ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, permitindo que pessoas de baixa renda tenham acesso à habilitação gratuitamente. O Governo do Estado do Espírito Santo reforça, com essa iniciativa, seu compromisso com a mobilidade, a empregabilidade e a inclusão social.
Para mais informações, os interessados devem acompanhar as atualizações no site oficial do Detran.