Confira o Olhar Digital News na íntegra (03/12/2024)
Estes são alguns destaques da edição desta terça-feira (03):
Cadê a “nova estrela” prometida para brilhar no céu este ano?
Astrônomos e observadores do céu noturno têm aguardado com muita expectativa desde setembro uma “nova estrela” surgindo na paisagem celeste. Mas esse atraso e os detalhes que envolvem esse evento são um pouco mais complexos do que parece.
A história começa na constelação de Corona Borealis, onde há um sistema estelar binário chamado T Coronae Borealis. Normalmente invisível a olho nu, ele esconde um segredo fascinante: a cada cerca de 80 anos, ocorre por lá uma explosão nuclear descontrolada conhecida como “nova recorrente”.
A luz dessa explosão viaja incríveis distâncias pelo cosmos e faz parecer que, de repente, uma nova estrela surgiu no céu por alguns dias.
IA pode identificar sinais de Alzheimer na fala
O modo como falamos pode esconder informações sobre a saúde do nosso cérebro. Com isso em mente, cientistas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, desenvolveram uma inteligência artificial capaz de “desvendar” essas pistas e prever a chance de um paciente progredir de um comprometimento cognitivo leve para Alzheimer.
Em uma pesquisa publicada na revista “Alzheimer’s e Dementia”, a tecnologia foi treinada com mais de mil gravações de voz. Então, a inteligência artificial analisou a transcrição de 166 áudios de pacientes com idades entre 63 e 97 anos diagnosticados com comprometimento cognitivo leve – 76 deles permaneceram estáveis ao longo de seis anos e 90 tiveram uma perda cognitiva progressiva.
Fontes termais terrestres podem ser o ninho das primeiras formas de vida
As fontes hidrotermais são aquelas estruturas imponentes no fundo do oceano que bombeiam o tempo todo uma mistura de material orgânico e inorgânico nas águas. Dentro dessas plumas, há minerais chamados sulfetos de ferro, que os cientistas acreditam que podem ter ajudado a desencadear as reações químicas que deram origem à vida na Terra.
Esses mesmos minerais também são encontrados em fontes termais terrestres, como as que existem no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos.
Uma nova pesquisa na revista Nature analisou evidências de que versões muito antigas dessas fontes termais também podem ter desempenhado um papel fundamental no surgimento da vida em nosso planeta.
Supercomputador Frontier recria o universo em simulação inédita
O supercomputador Frontier, localizado no Laboratório Nacional Oak Ridge, nos Estados Unidos, alcançou um marco científico importantíssimo: ele realizou a maior e mais complexa simulação do Universo até hoje.
Este supercomputador é capaz de executar 1,1 quintilhão de operações por segundo. Para termos uma ideia, 1 quintilhão é ilustrado pelo número 1 seguido por 18 zeros!
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!
O post Confira o Olhar Digital News na íntegra (03/12/2024) apareceu primeiro em Olhar Digital.