x
Meio ambiente Verão

Arquipélago das Três Ilhas em Guarapari: Iema reforça normas para visitação

Arquipélago das Três Ilhas em Guarapari: Iema reforça normas para visitação
  • Publishedjaneiro 16, 2025

O Arquipélago das Três Ilhas, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, é um dos destinos mais procurados no estado, especialmente durante o verão e períodos de altas temperaturas. Para assegurar a preservação de sua rica biodiversidade marinha, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) reforça as regras que devem ser seguidas pelos visitantes da região.

A APA de Setiba foi criada em 1994 e é a única unidade de conservação do bioma marinho no Espírito Santo. Além de ser uma zona de amortecimento do Parque Estadual Paulo César Vinha, o arquipélago abriga uma das maiores diversidades de peixes recifais do Atlântico Sul-Oriental, que dependem dos recifes de corais, rochas e algas para alimentação e abrigo. A região é também um importante ponto de encontro entre águas mais quentes do Norte e Nordeste e águas mais frias do Sul, o que contribui para a grande variedade de espécies marinhas encontradas no local.

Orientações

Embora os visitantes sejam bem-vindos para atividades como banho de mar, relaxamento, e prática de snorkeling e mergulho contemplativo, o Iema ressalta a importância de respeitar as normas para a preservação do ecossistema local. 

Algumas atividades estão restritas, como a pesca em um raio de 100 metros ao redor das ilhas de Gurarema, Leste-Oeste, Guanchumbas, Cambaião e Quitongo, onde qualquer tipo de pesca é proibido, inclusive a pesca subaquática e com linha de mão.

Além da pesca, outras práticas proibidas incluem:

  • Acampamento, que envolve a abertura de clareiras na vegetação.
  • Coleta e toque em organismos marinhos, prejudicando o equilíbrio do ecossistema.
  • Descarte de lixo no local, impactando negativamente a qualidade ambiental.
  • Uso de fogo, como fogueiras ou churrasqueiras, aumentando o risco de incêndios.
  • Som alto, que interfere na tranquilidade da região e no comportamento das espécies.

O Iema também alerta para a ausência de banheiros nas ilhas, o que torna o descarte de resíduos fisiológicos impossível e aumenta a poluição no ambiente.

As autoridades do Iema ressaltam que o cumprimento dessas regras é fundamental para manter a biodiversidade do Arquipélago das Três Ilhas intacta, permitindo que futuras gerações também possam desfrutar da beleza natural da região.

Créditos

Esta matéria foi elaborada com base em informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação do Iema. Para mais detalhes, acesse o site oficial do órgão.

Written By
Redacao

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *