Amazon anuncia modelos de IA que criam texto, imagens e vídeos
A Amazon anunciou seis modelos de inteligência artificial (IA) generativa para a Amazon Web Services (AWS). Os novos modelos – capazes de criar texto, imagens e vídeos – foram apresentados durante a conferência re:Invent, na terça-feira (03).
Chamada Nova, a linha tem quatro modelos de IA focados em texto (otimizados para 15 idiomas, incluindo o português), um para imagens e um para vídeos.
Amazon Nova: linha tem desde IA básica até avançada para ‘tarefas complexas de raciocínio’
Atualmente, a Amazon oferece três modelos com capacidade de “compreensão”, conforme mencionado numa postagem no blog da empresa. São eles:
- Amazon Nova Micro: modelo de texto “otimizado para velocidade e custo“;
- Amazon Nova Lite: modelo multimodal “de custo muito baixo” que pode receber imagens, vídeos e textos para gerar textos;
- Amazon Nova Pro: modelo multimodal “altamente capaz“.
A empresa também treina um modelo chamado Amazon Nova Premier. Segundo a companhia, este será “o modelo multimodal mais capaz para tarefas complexas de raciocínio“. A Amazon pretende disponibilizar o Nova Premier no “início de 2025“.
A big tech também anunciou modelos voltados para geração de conteúdo. Um deles é o Amazon Nova Canvas, capaz de gerar imagens. O outro é o Amazon Nova Reel, modelo para geração de vídeos.
A empresa afirma que esses modelos têm “capacidades de marca d’água” para “promover o uso responsável de IA“.
Como exemplo do que é possível fazer com o Nova Reel, a Amazon compartilhou um anúncio fictício para uma marca de macarrão. Assista abaixo:
Ainda em 2025, a Amazon planeja lançar um modelo de fala para fala e “um modelo nativo multimodal para multimodal“, de acordo com a postagem no blog da empresa.
Leia mais:
- Amazon lança IA para incrementar páginas dos produtos no Brasil
- Como usar extensão Keepa para economizar na Amazon
- Como se proteger de maus entregadores da Amazon e outros sites?
Próximos passos
Durante o evento, a empresa também anunciou estar construindo “o maior cluster de computação de IA do mundo“, que vai funcionar com chips Trainium 2, em parceria com a Anthropic – empresa rival da OpenAI na qual a big tech investiu US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 48,3 bilhões).
Quando concluído, esse cluster vai estar “disponível para a Anthropic construir e implantar seus futuros modelos“, informou a empresa.
A Amazon também trabalha numa versão reformulada da Alexa, com IA mais avançada. O lançamento desta versão aprimorada era esperado para 2024. Mas acabou adiado para 2025.
O post Amazon anuncia modelos de IA que criam texto, imagens e vídeos apareceu primeiro em Olhar Digital.