x
Cidades Saúde

Sesa faz alerta sobre saúde mental e jogos online

Sesa faz alerta sobre saúde mental e jogos online
  • Publishedjaneiro 7, 2025

Com o início de 2025 e as ações do “Janeiro Branco”, mês voltado à conscientização sobre saúde mental, a Secretaria da Saúde (Sesa) do Espírito Santo chama atenção para os impactos dos jogos de azar on-line na saúde pública. A popularização desses jogos no país traz preocupações quanto ao vício, que pode acarretar problemas físicos, emocionais e sociais.

Os jogos de azar, considerados um grave problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde, têm ganhado espaço como forma de entretenimento, especialmente entre os jovens. Porém, o uso abusivo pode gerar consequências muito graves, como má postura, sedentarismo, ansiedade, depressão, e até mesmo vícios, caracterizados como dependência comportamental.

Recomendações para uma relação saudável com os jogos online

Para evitar problemas relacionados ao uso excessivo de jogos de azar e virtuais, a Sesa orienta:

  1. Definir limites claros: estabeleça um tempo e um orçamento específicos para os jogos e cumpra rigorosamente.
  2. Diversificar atividades: invista em hobbies, esportes e momentos de convívio com amigos e familiares.
  3. Conscientização: conheça os riscos do vício e avalie o histórico de sua família em relação a hábitos compulsivos.
  4. Reconhecer sinais de alerta: mudanças de comportamento, dificuldade de concentração, irritabilidade ou alterações no sono são indicativos de problema.
  5. Buscar orientação financeira: caso haja gasto excessivo, procure aconselhamento para organizar as finanças.
  6. Participar de terapias em grupo: grupos de apoio, como Jogadores Anônimos, são uma valiosa ferramenta para lidar com o vício.

Rede de apoio no Espírito Santo

O estado conta com 43 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que oferecem suporte a pessoas com transtornos mentais e dependência de substâncias. Três deles são geridos pela Sesa: Caps Cidade (Cariacica), Caps Moxuara (Cariacica), e Caps Cachoeiro (Cachoeiro de Itapemirim). Os demais são administrados pelos municípios com apoio do Ministério da Saúde.

Os Caps trabalham com equipes multidisciplinares que promovem intervenções em crises e na reabilitação psicossocial, além de apoiar os familiares no acompanhamento do tratamento.

Prevenção no ambiente de trabalho

A Sesa também realiza ações preventivas entre seus servidores por meio do programa “Saúde Todo Dia”. A iniciativa alerta sobre os riscos dos jogos de azar, destacando a importância de conscientizar os profissionais de saúde quanto aos impactos dessas práticas na saúde pública.

Créditos
Essa matéria foi elaborada com base em informações publicadas nos portais oficiais do Governo do Estado do Espírito Santo (www.es.gov.br) e da Secretaria da Saúde (Sesa). 

Written By
Redacao

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *