x
Tecnologia e inovação

Asteroide atravessa a atmosfera da Terra e cai na Sibéria Oriental

  • Publisheddezembro 3, 2024

Nesta terça-feira (3), um pequeno asteroide atravessou a atmosfera da Terra e caiu na Sibéria Oriental às 13h14 (horário de Brasília), menos de 12 horas após ter sido descoberto. A informação foi divulgada pela plataforma EarthSky, que monitora eventos astronômicos.

Denominado C0WEPC5, o asteroide media entre 50 cm e 1,2 m de comprimento. Ao cruzar a atmosfera, ele produziu uma bola de fogo visível por alguns segundos, com possibilidade de fragmentos atingirem o solo de forma inofensiva.

O episódio traz à memória o evento de Tunguska, ocorrido também na Sibéria Oriental, em 1908, quando um asteroide de grande porte explodiu no ar, devastando centenas de quilômetros quadrados de floresta. No entanto, o impacto desta tarde foi significativamente menor, ocorrendo cerca de mil quilômetros a leste da região atingida naquela ocasião.

Leia mais:

Descoberta e impacto

De acordo com uma publicação do painel Asteroid Watch, da NASA, no X (antigo Twitter), a primeira observação do asteroide C0WEPC5 foi realizada com o telescópio Bok, da Universidade do Arizona. A previsão de impacto foi calculada pelo sistema Scout, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), administrado pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

O asteroide aproximou-se da Terra vindo do sudeste, a uma velocidade de aproximadamente 15,5 km/s e um ângulo de entrada de 58 graus. Moradores de cidades como Yakutsk, Mirny, Norilsk e Dudinka poderiam ter observado o fenômeno.

Imagens do objeto antes do impacto, como a que segue abaixo, foram capturadas por Mohammad Shawkat Odeh, diretor do Centro Astronômico Internacional dos Emirados Árabes Unidos.

Captura do asteroide C2WEPC5 antes do impacto ocorrido na tarde de 3 de dezembro de 2024. Crédito: Mohammad Shawkat Odeh, do Observatório Al Khatim nos Emirados Árabes Unidos, via EarthSky

Quarto asteroide a atingir a Terra em 2024

Este é o 11º registro de um asteroide avistado pouco antes de colidir com a atmosfera em toda a história e o quarto em 2024. Em janeiro, uma rocha espacial atingiu a Alemanha. Em setembro, outro objeto de cerca de um metro caiu sobre as Filipinas, e, em outubro, um asteroide similar mergulhou no Oceano Pacífico.

Com o avanço da tecnologia, eventos como esses têm sido identificados com mais frequência. Segundo a NASA, diariamente a Terra é atingida por mais de 100 toneladas de poeira e partículas do tamanho de grãos de areia. Além disso, uma vez por ano, um asteroide com o tamanho de um carro gera uma bola de fogo antes de se desintegrar na atmosfera.

O post Asteroide atravessa a atmosfera da Terra e cai na Sibéria Oriental apareceu primeiro em Olhar Digital.

Written By
Redacao