Casagrande destaca importância da vacina: “Sem ela, não sei onde estaríamos hoje”

Vacina contra gripe já está disponível no ES para grupos prioritários!
A campanha de vacinação contra a gripe teve início no Espírito Santo nesta segunda-feira (7), com foco nos grupos prioritários e a meta ambiciosa de imunizar 1,7 milhão de capixabas. O lançamento oficial ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Vitória, durante o “Dia V de Vacinação”, que reuniu cerca de 300 pessoas, além do governador Renato Casagrande e do icônico personagem Zé Gotinha.
Durante o evento, Casagrande reforçou o papel estratégico da imunização: “Estamos empenhados para aplicar 1,7 milhão de vacinas contra a gripe nos próximos meses. A vacina é essencial para nossa proteção e sem ela não sei onde estaríamos hoje”, afirmou o governador, fazendo um apelo direto à população, especialmente aos grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes e crianças pequenas.
Meta é ampliar cobertura vacinal
A campanha deste ano pretende superar a cobertura de 69% registrada em 2023. Para isso, o Espírito Santo já recebeu 408 mil doses da vacina trivalente, eficaz contra três cepas do vírus influenza, que estão sendo distribuídas aos municípios. Mais de 700 salas de vacinação estão abertas em todo o estado, com algumas cidades oferecendo agendamento on-line para facilitar o acesso.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, é fundamental que as pessoas não deixem para a última hora. “Vacina é vida. Orientamos que a população já procure as unidades básicas de saúde para se vacinar, sobretudo os idosos e os portadores de doenças crônicas, para evitarmos complicações como internações e mortes.”
Quem pode se vacinar?
Conforme orientação do Ministério da Saúde, os grupos prioritários já podem se vacinar. São eles:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos (incluindo indígenas até nove anos);
- Gestantes e puérperas;
- Idosos com mais de 60 anos;
- Indígenas;
- Pessoas com deficiência;
- População em situação de rua;
- Portadores de doenças crônicas;
- Trabalhadores da saúde e professores;
- Caminhoneiros, rodoviários e portuários;
- Militares, policiais e agentes de salvamento;
- Pessoas privadas de liberdade.
Rede em expansão
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou que, além da vacinação, o governo estadual também trabalha para fortalecer a estrutura do SUS no Espírito Santo. “Estamos com obras no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, no Hospital Geral de Cariacica e na ampliação do Himaba, que em breve serão concluídas”, anunciou.
A campanha segue nos próximos meses, com atenção especial às estações mais frias, quando os casos de doenças respiratórias tendem a aumentar. A recomendação das autoridades é clara: a vacinação contra a gripe é uma medida simples, segura e eficaz — e deve ser abraçada com responsabilidade por todos os que têm direito à dose.