EmpregaJUV abre novo ciclo com 233 vagas em cursos profissionalizantes para jovens capixabas

Inscrições seguem até 28 de abril e são voltadas para juventudes de 10 municípios com CRJs instalados
O Governo do Espírito Santo abriu inscrições para o segundo ciclo do Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas (EmpregaJUV), oferecendo 233 vagas em cinco cursos profissionalizantes voltados para a juventude em dez municípios capixabas, onde estão instalados os Centros de Referência das Juventudes (CRJs). As inscrições seguem até o dia 28 de abril e podem ser feitas pelo site juventudes.es.gov.br/empregajuv ou diretamente em um dos CRJs que ofertam os cursos.
Fruto de uma ação conjunta entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), e instituições como o Senac-ES, Sesc-ES e a Fecomércio-ES, o EmpregaJUV combina qualificação técnica gratuita e apoio direto à inserção no mercado de trabalho. Os cursos foram definidos com base no mapeamento dos interesses e demandas locais de cada CRJ, garantindo mais aderência entre o que os jovens querem aprender e o que o mercado precisa.
“Esta é mais uma oportunidade para as juventudes capixabas. Cursos profissionalizantes ministrados pelo Senac dentro do EmpregaJUV, que une a profissionalização com o encaminhamento ao mercado de trabalho”, destaca a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Além de oferecer formação técnica, o programa conta com uma estrutura de apoio para garantir o acesso dos alunos: camiseta, vale-transporte (quando necessário), certificação pelo Senac ao final do curso, e suporte da Fecomércio para inserção profissional.
A diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, reforça o impacto social do projeto:
“O Senac-ES reafirma seu compromisso com a educação profissional ao oferecer cursos que impulsionam a empregabilidade dos jovens capixabas. O EmpregaJUV é uma oportunidade para que mais pessoas tenham acesso à qualificação e possam construir um futuro com mais oportunidades no mundo do trabalho.”
O governador do Estado também destacou o papel estratégico do programa:
“Investir na juventude é a garantia do presente e do futuro. Os jovens já estão atuando no mercado, liderando processos e construindo famílias. Por isso, a formação pessoal e a busca das oportunidades de emprego são importantes. Essa parceria com a Fecomércio, Senac e Sesc vai permitir que a gente forme mais de mil jovens. É uma ação que segue os caminhos trilhados por outra ação de sucesso do Governo, que são os CRJs. Atualmente, são 14 centros que servem de referência no País”, afirmou o governador.
Cronograma do Programa
- Inscrições: 1º a 28 de abril
- Divulgação dos selecionados: 30 de abril
- Matrículas: 1º a 8 de maio
- Aula inaugural: 9 de maio
Cursos e locais de realização:
(Cada curso com data, horário e local conforme listado anteriormente)
CRJs: transformando vidas e territórios
Mais do que polos de formação, os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) atuam como espaços de cidadania e fortalecimento de vínculos, com atendimento multidisciplinar e foco no protagonismo juvenil. Eles integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), consolidando-se como modelo nacional no atendimento à juventude em situação de vulnerabilidade.
📍 Mais informações e inscrições: juventudes.es.gov.br/empregajuv