Paebes: Vitória apresenta crescimento em todos os indicadores de avaliação

Os investimentos em aprendizagem, infraestrutura e na qualidade do ensino em Vitória continuam rendendo bons frutos. É o que aponta o resultado preliminar do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) 2024, divulgado nesta terça-feira (11). No programa, foram avaliados os desempenhos dos estudantes dos anos iniciais, de 5º ano, e dos anos finais, de 9º ano, em Língua Portuguesa e Matemática, e Vitória registrou aumento na pontuação em todas as avaliações.
Na avaliação de Língua Portuguesa dos estudantes de 5º ano, Vitória atingiu 226 pontos, um aumento de nove pontos em relação ao resultado de 2023. O resultado fez com que o Padrão de Desempenho saísse de Básico para Proficiente.
Na matemática, o aumento também foi significativo e fez com que o município avançasse: foram 230 pontos, saindo do Básico para Proficiente. Um aumento de oito pontos em relação a 2023 e o melhor resultado da Grande Vitória, ao lado de Viana e Guarapari.
Nos anos finais, em que são avaliados os estudantes de 9º ano, Vitória atingiu os melhores resultados entre os municípios da Grande Vitória. Em Língua Portuguesa, foram 256 pontos – um aumento de 12 pontos em relação a 2023. Já em Matemática, a rede de ensino alcançou 257 pontos, com um aumento de seis pontos em relação ao ano passado.
Analisando os resultados dentro da Rede Municipal de Ensino, é possível ver o avanço da educação na cidade. Nos anos iniciais, 88,67% das escolas apresentaram crescimento no índice em 2024. O que significa que, aproximadamente, nove a cada 10 escolas da rede cresceram na avaliação dos alunos de 5º ano. Já nos anos finais, o número foi parecido: um aumento de 84,9%, o que significa que oito a cada 10 escolas dos anos finais apresentaram crescimento.
A secretária Juliana Rohsner comemora os resultados preliminares, destacando o trabalho realizado na rede de ensino em todos os territórios.
“É com grande alegria e orgulho que recebemos os resultados preliminares do Paebes 2024, eles refletem o compromisso de Vitória com a educação pública de qualidade. Hoje, celebramos não apenas números, mas o esforço coletivo de toda a nossa Rede Municipal de Ensino – professores, gestores, equipe pedagógica, equipe da SEME Central , estudantes e suas famílias – que, juntos, fazem da educação um instrumento poderoso de transformação social. Esses resultados não são obra do acaso. São fruto de um trabalho feito com planejamento, intencionalidade pedagógica e muito compromisso”, disse.
O Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) foi criado em 2000, mas desde 2009 é realizado, anualmente, com o objetivo de avaliar a qualidade da educação básica das redes estadual, municipal e privada no Espírito Santo.
Fonte: informações divulgadas no site oficial da Prefeitura de Vitória.